O que é Lowcarb?

O que é Lowcarb?

A palavra lowcarb vem do inglês e significa baixo carboidratos. Os alimentos com maior concentração de carboidratos são açúcar, pão, massas, arroz, trigo, aveia, batata entre outros. A baixa ingestão de carboidratos traz alguns benefícios a saúde conforme mostram várias pesquisas realizadas durante os anos. Entre elas:

Regular e controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

Ajudar a controlar a diabetes por regular o nível de açúcar no sangue;

Melhora o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos ricos em fibras como os legumes e oleaginosas;

Favorecer a perda de peso, com a baixa ingestão de carboidratos ocorre o controle das oscilações da glicemia, estimulando maior queima de gordura corporal para fornecimento de energia ao organismo. Além disso, há o controle da fome associado à redução da ingestão calórica. E mais: o baixo consumo de carboidratos leva a uma redução drástica na liberação de insulina, o que significa uma maior mobilização dos estoques de gordura para serem utilizados como fonte de energia.

Combater a retenção de líquidos: cada grama de glicogênio, nosso estoque de glicose no corpo, retém aproximadamente três gramas de água, o que ajuda a explicar por que é comum ganhar peso após o consumo de pães e massas. Como não há carboidrato para repor os estoques de glicogênio no fígado, o excesso de líquido é eliminado nos primeiros dias da dieta através da urina.

O termo lowcarb é muito conhecido atrás das dietas que restringem o consumo de carboidratos. Uma das mais famosas foi lançada nos anos 70 pelo médico norte-americano Robert Atkins, sua proposta é limitar o consumo de carboidratos a 20g por dia que proporciona uma perda rápida de peso. Com o passar dos anos foram surgindo novas propostas de dietas lowcarb como a Dukan, Cetogênica, Paleolítica entre outras. Basicamente elas possuem a mesma proposta inicial, o baixo consumo de carboidratos, porém cada uma delas apostam em sua abordagem em relação a quantidades e o deve ser ou não consumidos.

A dieta Lowcarb é bastante eficiente para o emagrecer porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa que é incluída na alimentação, ajudando também a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos.  No entanto, para fazer este tipo de dieta em segurança, principalmente por ser muito restritiva, é muito importante ter orientação de um nutricionista.

A Paineiras Fit tem uma linha de refeições lowcarb entre marmitas, porções e lanches.

Dê uma olhada no cardápio.
https://paineirasfit.com.br/categoria-produto/linha/low-carb-linha/

Referencias:
https://www.tuasaude.com/dieta-low-carb
https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/dieta-low-carb-como-funciona-e-o-que-comer-confira-dicas-e-um-cardapio-semanal.ghtml
https://health.usnews.com/wellness/food/articles/what-is-a-low-carb-diet 
https://www.dietdoctor.com/low-carb