Farelos de aveia e de centeio reduzem ganho de peso e inflamação no fígado, diz estudo europeu - Paineiras Fit - Refeições Congeladas -
Marmitas congeladas para uma alimentação saudável e pratica. Trabalhamos com as linhas tradicionais, fit, lowcarb e vegetariana. Nosso cardápio possui mais de 50 opções entre pratos, porções, sopas, sucos, lanches e papinha para bebes. Entregamos em toda Curitiba e região.
Comida Congelada, Refeições Congeladas, Alimentos congelados, Comidas prontas Congeladas, Pratos Prontos Congelados, Pratos rápidos congelados, comida congelada light, comida congelada saudável, Delivery de comida congelada, Entrega de Comida Congelada, Clube de Assinatura de Comida Congelada, Comida Ultracongelada, Comida Congelada Gourmet, Comida Congelada Especial, Comida Congelada Francesa, Comida Congelada Brasileira, Sopas Congeladas, Lanches Congeladas, Tortas Congeladas, Marmitas Congeladas, Marmitas rápidas congeladas, marmitinhas congeladas, marmitinhas saudáveis, marmitinhas fitness, Congelados Especiais, Congelados Gourmet, Congelados Prontos para Consumir, Comida Congelada Artesanal, Comida Saudável Congelada, Comida Sustentável Congelada, Comida Natural Congelada, Comida Balanceada congelada, Comida Congelada sem Lactose, Comida Congelada sem Glúten, Comida Congelada Vegetariana, Comida Congelada para Dietas, Comida Congelada para Hospital, Comida Congelada para Revenda, Comida Congelada para Empresas, Comida Congelada Transportada, Refeiçoes Congeladas Transportadas, Entrega de Comida Congelada no escritório, Curitiba
2200
post-template-default,single,single-post,postid-2200,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-2.0.3,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,qode-page-loading-effect-enabled,,columns-4,qode-theme-ver-19.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Farelos de aveia e de centeio reduzem ganho de peso e inflamação no fígado, diz estudo europeu

Farelos de aveia e de centeio reduzem ganho de peso e inflamação no fígado, diz estudo europeu

Estudo recente da Universidade da Finlândia afirma que o consumo de fibra alimentar de farelo de aveia e centeio apoiou o crescimento da microbiota intestinal benéfica, que por sua vez melhorou o metabolismo do colesterol, aumentou a função da barreira intestinal e reduziu a inflamação hepática.

 

Se há um alimento que deve fazer parte da dieta para redução do peso, melhora do metabolismo do corpo e combate à inflamação hepática, ele se chama aveia. “E não só isso. A aveia também é fonte de triptopano, aminoácido precursor da serotonina e da melatonina, que desempenham importantes papéis no sistema nervoso, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas. Além disso, ela é fonte de carboidratos que dão energia ao organismo e fibras solúveis que são substrato para o equilíbrio da microbiota intestinal, que está intimamente ligada às respostas do sistema imunológico”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Um estudo recente da Universidade da Finlândia Oriental descobriu que o farelo de aveia e de centeio reduzem o ganho de peso e a inflamação do fígado, por apoiar a microbiota intestinal benéfica e reduzir o metabolismo do colesterol.

De acordo com o estudo, os efeitos da aveia e do centeio foram parcialmente diferentes, mas ambos foram benéficos para a saúde. “Os benefícios para a saúde da aveia, do centeio e de outros produtos integrais têm sido amplamente estudados, e seu uso tem sido associado à diminuição da inflamação e à melhoria do metabolismo da glicose, lipídios e tecido adiposo em pesquisas experimentais em humanos e animais”, afirma a médica. Além disso, eles têm sido associados a uma diminuição do risco de obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. “Sabe-se também que diferentes fibras alimentares têm diferentes efeitos na saúde”, diz.

De acordo com a médica, as fibras alimentares induzem alterações na função da microbiota intestinal e, portanto, modulam o ambiente intestinal de maneira benéfica. “Como essa modulação está associada a vias metabólicas é, no entanto, incerto”, diz a nutróloga.

O estudo foi um experimento animal durante o qual os ratos foram alimentados com uma dieta ocidental rica em gordura por 17 semanas. Dois grupos foram alimentados com a mesma dieta enriquecida com 10% de farelo de aveia ou centeio. Entre os vários metabólitos (produto do metabolismo) microbianos intestinais, este estudo concentrou-se naqueles especialmente relevantes para o desenvolvimento de doença hepática gordurosa, frequentemente associada à obesidade. “Os resultados sugerem que os dois farelos têm a capacidade de criar um ambiente favorável no intestino, apoiando o crescimento de micro-organismos benéficos. A abundância dos gêneros Lactobacillus aumentou no grupo aveia. Os gêneros Bifidobacterium aumentaram no grupo centeio. Por meio dessas alterações na microbiota, a aveia modificou a função do receptor relacionado ao ácido biliar, produzidos pelo fígado, o que levou a um melhor metabolismo do colesterol”, diz a médica.

Ambas as fibras de centeio aumentaram a produção de ácidos graxos de cadeia curta, levando à integridade intestinal aprimorada, redução da inflamação hepática e desvio do metabolismo do triptofano para uma via mais benéfica. “Além disso, o consumo de farelos de aveia e de centeio demonstrou atenuar o ganho de peso associado a uma dieta rica em gordura”, explica a médica.

Apesar do experimento ser feito em animais e precisar ainda ter maior comprovação de eficácia com mais testes, o resultado é animador, uma vez que muitos estudos já destacam o poder dos farelos integrais na melhora do organismo como um todo, principalmente por conta do poder das fibras. “Mas é muito importante consultar sempre um médico nutrólogo para tratar essas síndromes metabólicas e incluir alimentos na dieta de maneira adequada”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

FONTE: DRA. MARCELLA GARCEZ, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologiado Hospital do Servidor Público de São Paulo.

 

Fonte: https://paranashop.com.br/2020/07/farelos-de-aveia-e-de-centeio-reduzem-ganho-de-peso-e-inflamacao-no-figado-diz-estudo-europeu/



Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
Iniciar Chat
Hi! Clique no Ícone abaixo para falar conosco no WhatsApp!